quinta-feira, 13 de maio de 2010

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO - BAIXADAS LITORÂNEAS I - BRASIL ALFABETIZADO 2009 / 2010

Logo em seguida à nossa formação continuada, chegamos à conclusão de que o principal neste curto processo de alfabetização proposto pelo programa Brasil Alfabetizado - 8 meses - poderia não ser suficiente para alfabetizar todos de modo completo. A principal ênfase de um possível projeto global para nossa região seria desenvolver uma disposição nos alunos de modo a manter a chama e a vontade de ler e escrever sempre acesa, e cada vez mais forte. O que Paulo Freire sabia fazer muito bem - desenvolver a paixão pelo conhecimento. Chamamos esta chama de sensibilização, pois a nossa tarefa seria justamente sensibilizar os alfabetizandos para a importância, inclusive histórica (e porque não para a delícia), de aprender a ler e a escrever.

Conhecemos casos de pessoas que, quando querem, se alfabetizam sozinhas. Recentemente um filme, chamado "O Leitor" (com a divina Kate Winslet), mostrou um caso de uma pessoa que se alfabetizou sozinha numa prisão. À parte as particularidades históricas reais de cada país, conhecemos também casos de pessoas que se alfabetizam sozinhas no Brasil. Então o processo de alfabetização, como qualquer processo de conhecimento, é desencadeado pelo vínculo de prazer do ser humano. Transformar a alfabetização em objeto de prazer, eis a nossa proposta. Assim garantimos que, com ou sem os programas governamentais, estes seres humanos não cessarão sua busca pela passagem só de ida ao mundo letrado.

Abaixo, um simples projeto elaborado por nós logo no início da etapa:


Trabalhamos este projeto de várias formas nas formações continuadas. Aos poucos vamos publicando estas formas. Esperamos siceramente que inspire mais pessoas a entrarem nesta tarefa histórica, que é alfabetizar nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário