segunda-feira, 12 de abril de 2010

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - I

Olá meninas. Este exercício foi divulgado no último encontro de coordenadores, realizado no CES São Gonçalo. Espero que aproveitem bem.

Lembrando que os educandos têm determinadas concepções de escrita de números. Vamos prestar atenção aos padrões utilizados por eles. Alguns exemplos:

- para escrever o número 27, já se viu a notação 10107. Significa que ele está decompondo os números o expressando-o através da soma;
- para escrever o número 35, por exemplo, pode-se fazer 305 - é o mesmo raciocínio da soma;
- ou ainda, para escrever o número 17, eles podem notar o 71. Significa que está faltando o valor posicional de construção dos números. Segue a atividade abaixo:


(imagem retirada de http://www.cic.pt/Biblioteca/Intermat/internet/matematica.gif)

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA – I

1)Explique o que pode significar o número 213 na porta de um apartamento localizado num edifício? – esta atividade é importante para pessoas que trabalham com entregas em geral. R: Significa que este apartamento está no segundo andar, que contém no mínimo 13 apartamentos. Ou ainda, menos comum, no terceiro apartamento de um prédio de 21 andares.

2)Complete o texto com os números que considerar adequados:
“Na ______ semana do mês de junho, mais precisamente no dia _____, cerca de _____ pessoas participaram da Festa Junina, realizada na escola. Foram organizadas ____ barracas de comes e bebes e _____ barracas de diversão. O ponto alto da festa foi a quadrilha com ____ participantes, bem ais do que os que dançaram no ano passado. Foram consumidos ____ sanduíches, salgados, ______ doces e _____ refrigerantes. O total arrecadado na festa foi de ____________________. O lucro previsto é de ___________.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário